Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de junho de 2011

O QUE AINDA PODE ACONTECER ESTE ANO

Leia também: 280 Bolsas! . Oportunidade . Etc
AS VINTE MAIORES TENDÊNCIAS
Talvez você, melhor informado que eu, já tenha lido essa matéria assinada poer Rodrigo Franco, e postada em janeiro no blog Brainstorm9. Mas como o assunto é importante, tomo as liberdade de reproduzi-lo aqui.


O TrendHunter listou, no final do ano passado, as principais tendências em marketing, propaganda, design, comportamento e tecnologia para 2011. São elas:
20. Publicidade projetada
Tratamos recentemente disso aqui no Brainstorm#9. As projeções tem baixo custo relativo e são altamente virais, ideais para seu evento de final de ano.
19. Varejo interativo
Sacolas com mensagens interativas, cardápios em iPad e presença proativa (proativa, viu?) nas redes sociais são exemplos de como o varejo tenta se adaptar ao consumidor que interage com a comunicação.
18. Caridade transviada
ONGs e instituições envolvidas com ações de caridade estão usando cada vez mais um estilo de “shockvertising” para apelar às almas caridosas. Anúncios sexualizados e mensagens cada vez mais impactantes tendem a ser mais frequentes no ano que vem.
17. Moda Tecnológica
Celulares-brincos, celulares-relógios, pulseiras-relógio-holográficas, casacos-players e tudo mais acessório-tecnológico possível.
16. Marcas revertidas
A pessoas de hoje, as marcas de hoje, mas como se fossem de antigamente. Como ícones culturais, muitas marcas e até mesmo consumidores estão buscando suas raízes “retrô” para satisfazer aquela criança que existe dentro de cada um.
15. Estilo local
Blogs como o The Sartorialist, que prioriza a moda “real” fotografando gente estilosa nas ruas, além de algumas marcas, estão atrás de gente como a gente. Tudo isso, é claro, bombado por fashion bloggers e redes sociais.
14. Tempo real
As redes sociais, com promoções, aplicativos e internet mandando ver e dando a gratificação que você, cliente leal (mais que fiel) tanto quer, baseado em localização, forma de pagamento etc. Só que você não quer esperar até amanhã para ganhar seu bônus ou desconto.
13. Cubismo moderno
A forma do cubo está cada vez mais presente em aparelhos, casas, decoração e utensílios. Segundo o TrendHunter, a moda vai pegar também em Branding e no varejão.
12. O melhor possível
Em um período de incertezas ambientais, o consumidor, cada vez mais consciente do que precisa e por que, não quer, necessariamente, o melhor de todos o produtos. Quer o melhor produto para ele.
11. Impressão tridimensional
Protótipos e até mesmo produtos finais impressos já estão se tornando realidade através da impressora 3D.
10. Hiperrealismo
E você achando que a tendência é Photoshop? Na realidade é o contrário: artistas rebeldes criam pinturas usando técnicas clássicas para retratar a realidade com precisão.
9. Telas para crianças
Alavancados pela revolução touch do iPad, novos aparelhos, aplicativos e conteúdos estão saindo do forno para saciar a nova geração interativa.
8. Venda democrática
O voto popular não está mais restrito à política. Consumidores votam agora em quais promoções querem ter ou quais produtos devem voltar às prateleiras.
7. Auto-expressão Rock Star
A cultura rock’n'roll ainda tem fôlego. Desde hotéis a moda e produtos rebeldes, vários setores ainda usam o rock para criar identidade.
6. Kidverting
As empresas vão aonde o dinheiro está: nos pais. Para isso, cada vez mais usam os interesses dos próprios adultos para cativar os cliente babão. Mais anúncios de moda criança parecidos com os de adultos e menos estampas coloridas nas roupas.
5. O luxo, firme e forte
Aviões com salas privativas, com tudo do bom e do melhor. Na certeza de que os muito ricos sempre existirão, as empresas de alto luxo investem mais.
4. Cultura geriátrica
Bordados, crochês e tecidos vintage estão sendo ressuscitados. A moda da geração dos nossos avós vem remodelada num tom irônico, sem perder a cara de “velho”.
3. Adaptação perpétua
Os produtos estão sempre evoluindo esteticamente, muitas vezes chegando a mudar de função. Barbie retrô, aviões de luxo e antigos gadgets de escritório são remodelados ao sabor da mudança cultural.
2. Tweetonomics
De hashtags a acessórios de moda, enquanto o Twitter continuar a crescer, tudo que se utiliza de sua rede de oportunidades de negócio também crescerá.
1. Consumismo discreto
Seja o Starbucks disfarçando sua identidade visual nas lojas (você também viu isso aqui), ou a Absolut fazendo uma garrafa sem rótulo, é evidente que o consumidor está se afastando das grandes marcas. As pequenas e as locais têm uma oportunidade nesse sentimento “anti-corporação”.
ESPECIAL SOBRE BIOCOMBUSTÍVEIS NA NATURE
 A revista Nature lançou, em sua edição atual, um suplemento especial sobre biocombustíveis. Intitulado Semeando substitutos para combustíveis fósseis, o suplemento reúne artigos e reportagens que abordam os biocombustíveis sob diferentes perspectivas. Acesse-o no www.nature.com/nature/outlook/biofuels.
BIOPROCESS FOR MINING INDUSTRY AND ENVIRONMENT
 O Workshop in Bioprocess for Mining Industry and Environment (Jornada Workshop em Bioprocessos para a Mineração e o Meio Ambiente) será realizado entre os dias 13 e 15 de novembro, no Instituto de Química (IQ) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Araraquara (SP). Detalhes: http://biomenvi.palmierinet.com
MAIS DE 280 BOLSAS!
 A Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento (TWAS) abriu inscrições para bolsas de estudo referentes ao ano acadêmico de 2012. O prazo para as inscrições varia de acordo com o programa. Enquanto alguns se encerram no dia 29 de julho, outros seguem com inscrições abertas até o dia 1º de outubro.
São mais de 280 vagas para pesquisadores interessados em cursar doutorado ou fazer pós-doutorado, além de realizar pesquisa avançada em países em desenvolvimento. Também há oportunidades para visitas de curta duração. Detalhes: http://twas.ictp.it
OPORTUNIDADE
Ilha Service rtemn vaga para estagiário em marketing. Requisitos:  administração em marketing; publicidade e propaganda, design
(industrial ou gráfico) ou áreas afins. Conhecimento: illustrator, photoshop, PowerPoint. Currículo para  <mailto:rh@ilhaservice.com.br>
rh@ilhaservice.com.br (48) 3203-7149.

Nenhum comentário:

Postar um comentário